Biblioteca Nacional abre exposição sobre Monteiro Lobato nesta quarta (17)

Publicado em 16 de abril de 2019

Mostra, que vai até 18 de julho, apresenta materiais inéditos do autor, que faz aniversário esta semana, quando também se comemora o Dia Nacional do Livro

Crianças e adultos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o autor do Sítio do Pica-pau Amarelo a partir desta quarta-feira (17). Esta é a data de abertura da exposição “Monteiro Lobato: o homem, os livros”, organizada pela Biblioteca Nacional (BN), no Rio de Janeiro. Vinculada ao Ministério da Cidadania, a BN, oitava maior biblioteca do mundo, decidiu inaugurar a mostra na semana em que Monteiro Lobato faz aniversário, em 18 de abril, mesmo dia em que se comemora o Dia Nacional do Livro, em homenagem a ele.

Monteiro Lobato é autor de mais de 50 livros que mexeram como ninguém com o imaginário infanto-juvenil de todo o Brasil, e a BN vai apresentar material de seu acervo guardado há muitos anos e pouco mostrado ao público, alguns até inéditos.

“Ao pesquisar sobre Lobato, vemos que sua contribuição à literatura brasileira foi muito além das fronteiras do Sítio do Pica-pau Amarelo. É o que procuramos mostrar nesta exposição, chamando atenção para o trabalho dele como editor e tradutor, cuja iniciativa deu grande impulso ao mercado do livro no Brasil. Ao mesmo tempo, buscamos contemplar os vários artistas que contribuíram para enriquecer suas obras”, explica a bibliotecária Ana Merege, uma entusiasta da obra do escritor e curadora da exposição, em parceria com Veronica Lessa, coordenadora de Difusão Cultural da BN.

Para a presidente da BN, Helena Severo, Monteiro Lobato figura na constelação dos grandes intelectuais brasileiros do século XX. “Sua obra infantil, embora datada, ainda permanece no imaginário de várias gerações de brasileiros. Além de reunir edições históricas dos livros de Lobato, a exposição traz também algumas de suas correspondências com grandes nomes da cultura brasileira de seu tempo. Mais do que homenagear, a proposta da exposição busca resgatar a memória literária de Monteiro Lobato por meio da disponibilização do vasto acervo da Biblioteca Nacional.”

Continue lendo essa matéria

Fonte: www.cultura.gov.br