CIC vai a capitais por intercâmbio de conhecimentos

Publicado em 11 de março de 2014

Em São Paulo, mais dirigentes culturais do interior conheceram Consórcio;
em Brasília, curso de extensão, Pontão de Cultura e encontro do dia 30 foram destaque

Nessa segunda, 10 de março, o diretor Jurídico CIC, Daniel Tercino, atendeu a convite da Secretaria de Estado da Cultura de SP e integrou os debates no Encontro de Dirigentes Públicos Municipais, realizado na Sala São Paulo, na capital.
Com a manifestação cultural do Jongo na abertura, o evento contou com a participação do governador Geraldo Alckmin, com direito a palestra do secretário de Estado da Cultura, Marcelo Araújo e debates sobre os planos de cultura, apresentação dos departamentos culturais do estado e projetos.

 

 f1 09 2014
Governador durante encontro; destacou Modernizações de Bibliotecas pelo estado

 

Uma das falas mais concorridas foi a de Daniel, que expôs a estrutura do Consórcio Intermunicipal Culturando, discorreu sobre seu papel estratégico e as potencialidades, sobretudo quanto a municípios médios e pequenos.
Após as falas, Daniel foi abordado por cidades interessadas e recebeu convites para prosas ao longo do interior paulista.

 

f2 09 2014
Na fala mais comentada, Daniel Tercino destacou a origem e experiências do Consórcio Intermunicipal Culturando

Brasília
Nos dias 12 e 13 de fevereiro, Daniel Tercino e o secretário executivo CIC, Edemilson Sete, tiveram intensa agenda em Brasília.
Na Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), o CIC foi pedir orientações para encaminhar um novo acordo federativo com o Ministério da Cultura (MinC): como nos tornarmos um Pontão de Cultura. Com o Pontão, haveria mais estrutura e condições para o acompanhamento e intercâmbio entre os 40 Pontos de Cultura – cuja maioria está trabalhando – da Rede CIC.

 

 f3 09 2014
Sete conversa com secretária nacional Ana Wanzeler e assessor; articulações importantes para o interior paulista

 

Depois, na Secretaria de Articulação Institucional (SAI), o CIC acertou os últimos ponteiros para o início das aulas do curso livre de extensão universitária, conquistado através de emenda do deputado federal Vicente Cândido (R$ 300 mil). Com 64 vagas disponíveis, deve começar entre maio e junho, após a licitação entre universidades interessadas em encampar a iniciativa.
Já na SEFIC – Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, foi amarrada a próxima – e importante – a ação MinC/CIC: o encontro, em Barretos, no dia 28 de março, com governos, empresariado e sociedade civil, tendo em foco a sensibilização para captação de impostos, através de projetos de incentivo fiscal.
Para explanar ao empresariado e interessados a importância e dinamismo de doarem/usarem percentual de seus impostos em projetos culturais, estarão em Barretos, pelo Governo Federal a secretária nacional de Fomento e Incentivo á Cultura, Ana Cristina Wanzeler e, pelo Governo do Estado, o diretor técnico do Programa de Ação Cultural – ProAC, setor de ICMS, Efrén Colombani.
“Será um encontro histórico e fundamental para quebrar certos tabus e implementar, de vez, a prática de empresas e pessoas destinarem parte de seus impostos a projetos culturais: ao invés de pagar aos governos, repassam a ações no interior paulista”, destaca Edemilson Sete.

Mais!
E segunda-feira que vem tem encontro com o secretário de estado da Cultura, Marcelo Mattos Araújo. Em pauta, edital do estado para as cidades consorciadas.
Represente seu município!

 

conviteMArceloMattos