Cidadania marca presença em eventos sobre Propriedade Intelectual

Publicado em 22 de abril de 2019

Para celebrar o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, comemorado no dia 26 de abril, representantes da Secretaria Especial da Cultura participam de eventos em Brasília e em Salvador

A imaginação dos criadores do mundo permite o avanço da humanidade e seu intenso progresso tecnológico. É nesse contexto que se encontra a propriedade intelectual, que exerce importante função em uma crescente gama de áreas – incluindo praticamente todos os campos artísticos e científicos. Nesta sexta-feira (26), é comemorado o Dia Mundial da Propriedade Intelectual e, para celebrar a data, representantes do Ministério da Cidadania marcam presença em eventos ao longo da semana.

Com uma programação ao longo de toda a manhã desta terça (23), a Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) promove o seminário “A Propriedade Intelectual no Brasil: desafios e perspectivas para o século XXI”. Na ocasião, a Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania irá comandar o debate sobre “Direitos autorais no cenário internacional”. Uma exposição sobre o tema será feita pela diretora do Departamento de Política Regulatória da Secretaria de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual (Sdapi), Carolina Panzollini.

No seminário gratuito, a diretora irá abordar o compromisso brasileiro em gerar transparência no ambiente digital, assim como em melhorar a compreensão dos fluxos econômicos das obras intelectuais no ambiente digital. Carolina ainda vai citar o protagonismo da atuação do Brasil junto à Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) e à Organização Mundial do Comércio (OMC), duas agências especializadas da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na quarta-feira (24), a diretora vai participar, ao lado do secretário de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual, Maurício Braga, de uma mesa que debate a relação entre a Propriedade Intelectual e o esporte. A mesa “Propriedade Intelectual e Esporte” será realizada no edifício sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), em Brasília. O compromisso do Brasil em fortalecer o Direito Autoral e combater a pirataria será abordado pelo secretário Maurício Braga.

Propriedade Intelectual e esportes

Este ano, o tema do Dia Mundial da Propriedade Intelectual é “Alcançar o Ouro: Propriedade Intelectual e Esporte”. A campanha, sugerida pela OMPI, tem como objetivo explorar como a inovação, a criatividade e os direitos de PI encorajam, protegem e apoiam o desenvolvimento do esporte em todo o mundo.

Os esportes se tornaram uma indústria global multibilionária, gerando investimentos, como em instalações de estádios modernos e redes de transmissão de alta tecnologia, empregando milhões de pessoas e entretendo muitas outras.

 

Continue lendo essa matéria.

Fonte: www.cultura.gov.br