Cinemateca atualiza acervo do Banco de Conteúdos Culturais

Publicado em 21 de agosto de 2018

A Cinemateca Brasileira, instituição integrante da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), atualizou o Banco de Conteúdos Culturais (BCC), um repositório digital que oferece acesso a conteúdos da área audiovisual. São mais 6.300 mil materiais, entre curtas, médias e longas-metragens e telerreportagens disponibilizados para consulta.

O acervo de documentos inclui mais de 10 mil cartazes de filmes nacionais e estrangeiros, pouco mais de 53 mil fotografias de filmes nacionais e 24 mil textos. Todo o conteúdo é resultado de anos de trabalho do Centro de Documentação e Pesquisa da Cinemateca. Os cartazes de filmes, nos quais se pode observar a evolução gráfica da divulgação de filmes no Brasil, trazem obras de artistas como Fernando Pimenta, Benício, Rogério Duarte, Lina Bo Bardi, Calasans Neto, Ziraldo, Jayme Cortez e Rubens Gerschman, entre outros.

No repositório, é possível conferir coleções de filmes de grandes estúdios que construíram a história do cinema no País. As coleções resgatam acervos de companhias cinematográficas como Atlântida e Vera Cruz, responsáveis por boa parte dos filmes produzidos no Brasil entre as décadas de 40 e 60 do século passado. Também estão disponíveis produções do Instituto Nacional de Cinema Educativo (Ince), filmes mudos lançados até 1930 e um conjunto de entrevistas sobre diversos aspectos da chamada gestão cultural, integrantes do projeto Encontros Transversais.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: www.cultura.gov.br