Com Netinho, AGCIP debate ações e promove debate sobre o negro

Publicado em 28 de maio de 2014

Exposição e homenagens integram abordagem sobre negritude; artista e vereador esteve na cidade para debates e feijoada

 

f1 21 2014 
Homenageados e presentes confraternizam com Netinho de Paula em Monte Alto

 

Perto do 13 de maio, onde se “comemora” a Abolição da Escravatura – e todas as contradições do ato – a Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” debateu questões ligadas à negritude na sexta, 16 de maio.

Aos associados da AGCIP os trabalhos começaram às 15h, com eleição da entidade, que elegeu presidente da entidade Edemilson Sete, além do acompanhamento e planejamento das ações para o ano.

Abrindo os trabalhos noturnos, Sueli Fernandes, de Barretos, entregou a Netinho de Paula um estudo sobre o preconceito em livros didáticos, com o qual concluiu seu mestrado na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Além disso, pediu apoio na exposição itinerante da AGCIP, a Negro Interior e colocou a questão da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação.

Acompanhe! Sueli Fernandes abre os trabalhos noturnos.

(vídeos podem ser vistos em HD)

 

Expo
A Exposição Itinerante Negro Interior fundamenta-se no resgate histórico e cultural do negro na formação da base da cultura paulista.
Trata-se de fotos que retratam os negros, nas mais diversas atividades, abordando sua importância tanto no contexto social como cultural.
O material que a compõe é colhido junto à população de cada cidade que recebe a exposição, que já itinerou por todo o estado em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM)

Homenagens
Compuseram o espaço destinado aos debates os presidentes da AGCIP Samir Karnib (Barretos), que passou o posto a Edemilson Sete (Monte Alto), os vereadores Carlos Gerber (Monte Alto) e João Roberto da Silva (Jaboticabal), Guilherme Montanari (Ribeirão Preto) que acompanha Netinho de Paula em seus encontros pelo estado de SP e os homenageados da noite: o jornalista Benê Abreu, a professora Teresinha Alves de Souza Soares, hoje supervisora regional de ensino do Estado (regional de Jaboticabal), ambos de Monte Alto; e de Matão, foi celebrado o multi-artista Elio Floriano.

Acompanhe! Benê Abreu agradece homenagem e fala sobre ser cidadão.

Acompanhe! Elio Floriano relembra juventude em SP nos anos 70 e efervescência do movimento negro na época.

Acompanhe! Teresinha lembra momento de honra e tristeza e observa o negro perante a sociedade.

(vídeos podem ser vistos em HD)

Netinho
Por fim, tomou a palavra o músico, apresentador de TV e vereador paulistano Netinho de Paula, que ressaltou a necessidade do branco apoiar a luta do negro para que as leis sejam cumpridas e se caminhe no sentido da igualdade racial tanto pregada e transformada em leis.

Acompanhe! Netinho fala aos presentes na AGCIP em Monte Alto.
(vídeo pode ser visto em HD)
Marcaram presença gestores culturais e artistas de Monte Alto, Jaboticabal, Matão, Sertãozinho, Taquaritinga e Guaíra.

Afro
Ao fim dos trabalhos, a noite contou com dois elementos de herança afro-brasileira: uma saborosa feijoada e o som de base “black” da banda monte-altense Antes de Ontem, que trabalha com música brasileira e autoral.