Com Rouanet, projeto chega a 2,5 milhões de espectadores

Publicado em 20 de outubro de 2018

Mais de 2,5 milhões de espectadores, em quase 21 mil sessões, em todas as unidades federativas do Brasil. Esses números não são de um grande lançamento nas salas de exibição, mas do projeto Cinema em Movimento, que completou 18 anos. Criado em 2000 para divulgar o filme O Dia da Caça, do cineasta Alberto Graça, a estrutura foi muito além.

Até 2017, 211 filmes foram exibidos em 1.407 municípios, além de 689 universidades. As sessões são sempre gratuitas. O Cinema em Movimento é, atualmente, a maior rede não formal de distribuição de filmes do país e conta com financiamentos pela Lei Rouanet e por patrocínios e repasses de emendas parlamentares para o financiamento das sessões de cinema.

“Nas universidades, promovemos um debate após o filme, ampliando o impacto da exibição. Mas são nas comunidades onde temos uma recepção monstruosa, já que a maioria do público não tem condições de comprar um ingresso ou mesmo tem acesso a um cinema em sua localidade”, relata a produtora do projeto, Luciana Marinho.

As sessões são separadas em três categorias: o Circuito Praça, com exibições ao ar-livre ou grandes ambientes internos; o Circuito Escola, voltado para escolas da rede pública de ensino; e o Circuito Universitário, com exibições de filmes em instituições de ensino superior. Além dessas ações, o Cinema em Movimento promove oficinas audiovisuais ministradas por uma equipe de profissionais especializados.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: www.cultura.gov.br