Conheça as prioridades do MinC para São Paulo

Publicado em 11 de maio de 2017

Fortalecer os laços entre o Ministério da Cultura (MinC) e as prefeituras paulistas. Esse é o objetivo de Haifa Madi, chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura em São Paulo (RR SP) desde janeiro de 2017. Ex-deputada estadual de 2007 a 2011, Haifa foi candidata à prefeitura de Guarujá (SP) em 2016. Também realizou um importante trabalho à frente do Fundo Social de Solidariedade de Guarujá, entidade oficial de filantropia do município.

Em entrevista ao portal do MinC, Haifa fala sobre os planos e desafios frente à Representação Regional de São Paulo.

Qual a importância da Representação Regional de São Paulo?
A regional funciona como um canal entre o Ministério da Cultura, o estado e os municípios. Um dos nossos planos, inclusive, é promover encontros levando o MinC para as cidades, com representantes do ministério falando sobre a importância da adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), o principal instrumento para que o MinC possa desenvolver políticas culturais nos estados e nas cidades, com a participação da sociedade civil.

Como surgiu a ideia de assumir a chefia da regional?
Foi um convite do ministro Roberto Freire. Fiquei muito honrada pela oportunidade de assumir um cargo tão importante. A cultura é um elemento fundamental da nossa identidade nacional, que pode e deve funcionar como uma ferramenta de inclusão social, integração e desenvolvimento.

Quais são seus projetos iniciais?
Estamos montando uma agenda de visita às cidades de São Paulo para ver a situação dos equipamentos culturais. No dia 27 de abril, visitei o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do município de Caieiras. Nosso objetivo é continuar com as visitas. Realizaremos também em São Paulo reuniões para tirar dúvidas sobre a Lei Rouanet, e estou em contato com instituições para organizar esses encontros.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: http://www.cultura.gov.br