Cultura irá protagonizar o debate em reunião dos BRICS

Publicado em 29 de outubro de 2018

O Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, participa nesta quarta-feira (31/10) do 3º Encontro de Ministros da Cultura dos BRICS, em Pretória, na África do Sul. Durante a reunião, o ministro irá enfatizar a posição brasileira no âmbito cultural dos BRICS – uma cooperação entre Brasil, Rússia, Índia e China – e falará sobre as ações que têm sido implementadas para firmar as alianças culturais assumidas durante a presidência chinesa, em 2017. Sá Leitão ainda apresentará as atividades que estão planejadas para 2019, ano em que o Brasil assume a presidência rotativa do bloco. A apresentação da primeira proposta de Acordo de Cooperação no combate ao tráfico ilícito de bens culturais também vai ganhar destaque na pauta.

Com a valorização da discussão sobre cultura no âmbito do bloco, os BRICS reforçam a importância do tema e, também, da indústria criativa como fator de desenvolvimento econômico e social. O Ministério da Cultura (MinC) destaca que a cultura proporciona profissionalização, geração de empregos e renda. No Brasil, a indústria criativa responde por 2,64% do PIB e pela criação direta de mais de um milhão de postos de trabalho. Outro vetor de desenvolvimento é o setor de patrimônio cultural, especialmente quando tratado pelo viés turístico.

“O Brasil já detém índices expressivos na área da economia da cultura e tem muito potencial para ir além. Iremos reforçar aos nossos parceiros o quanto a cultura é relevante para o desenvolvimento das nações. E, se atuarmos em parceria, ganhamos potência global”, defende Sá Leitão. Além do Ministro de Estado da Cultura do Brasil, também participarão do 3º Encontro de Ministros da Cultura dos BRICS os ministros de Cultura da Rússia, Vladimir Medinsky; da Índia, Mahesh Sharma; da África do Sul, Nkosinathi Mthethwa, e o vice-ministro de cultura e turismo da China, Xiang Zhanglun.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: www.cultura.gov.br