Editais fomentarão produção audiovisual voltada à infância

Publicado em 8 de novembro de 2017

O Ministério da Cultura (MinC) irá lançar, em dezembro, quatro editais voltados à produção audiovisual inovadora para infância, adolescência e juventude. O anúncio foi feito na noite dessa segunda-feira (6) durante a 15ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici), que está sendo realizado até 12 de novembro, em Natal (RN). Ao todo, serão selecionados 20 filmes de curta metragem, sendo 10 de animação; 14 microsséries, sendo cinco de animação; e 25 jogos eletrônicos, que receberão R$ 33 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual.

O Edital de Narrativas Transmídias Audiovisuais para Infância vai selecionar curtas-metragens, microsséries e games. Já o Edital de Narrativas Audiovisuais para Infância vai premiar curtas e microsséries. No caso do Edital de Games para Adolescência e Juventude, a ideia é trabalhar especificamente com essa plataforma e escolher os melhores projetos de jogos eletrônicos. Há ainda um quatro edital voltado para animações.

“Com o lançamento desses editais em dezembro, o Ministério da Cultura aposta na qualificação dos produtos, na ampliação da capacidade produtiva e no fortalecimento do cinema feito para crianças no Brasil”, destaca o secretário do Audiovisual do MinC, João Batista Silva.

A diretora do Fici, Carla Camurati, disse que o anúncio desses editais faz parte de um momento muito especial. “Durante anos, pedimos, conversamos e, agora, conseguimos. Estou muito feliz”, declarou.

Os vencedores dos quatro editais vão participar de um Seminário de Qualificação com o objetivo de aprimorar os projetos, introduzindo os participantes na linguagem e nas sutilezas das narrativas transmídias, que são aquelas feitas sobre um mesmo tema em plataformas diferentes. A ideia é abordar temas como a propriedade intelectual, os projetos transmídias e a criação de narrativas para a infância, assuntos que estão cada vez mais em evidência no mercado audiovisual.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: http://www.cultura.gov.br