Edital #amorpelobrasil tem inscrições abertas até dia 21 de outubro

Publicado em 15 de setembro de 2019

O roteirista e diretor de filmes, videoclipes e de trabalhos de realidade virtual Filipe Gontijo, de 39 anos, lembra bem das barreiras que teve de superar para conseguir realizar o sonho de atuar no mercado audiovisual. Com 14 anos, seguir a carreira que amava parecia inatingível. Hoje, Gontijo celebra a facilidade que os jovens têm para deixar fluir a criatividade e o talento através do cinema.

“Um jovem com celular mediano já consegue fazer um filme, mesmo uma produção. Assim, quando eu era adolescente, a gente gravava com uma câmera VHS, não tinha como editar. Hoje em dia, conseguimos fazer gravação ao vivo e eu acho que essa moçada mais jovem, que está começando agora, tem que aproveitar a própria linguagem deles, que é o que vai vir de novidade para o setor audiovisual”, afirma.

Com curtas e longas premiados, Gontijo acredita que o cinema brasileiro precisa da vitalidade dos jovens para alcançar ainda mais qualidade. Esta é a mesma visão do Ministério da Cidadania. O edital Amor pelo Brasil, com inscrições abertas até o dia 21 de outubro, vai premiar com até 20 mil reais vídeos de um a dois minutos, produzidos por jovens entre 12 e 18 anos. Tudo isso para revelar, reconhecer e promover os talentos espalhados pelo Brasil, segundo o secretário do Audiovisual, Ricardo Rihan.

“A criatividade dos jovens dos 12 aos 18 anos é sempre surpreendente. Surgem coisas novas, ideias novas e certamente no Brasil existe muito talento jovem na área do audiovisual, esse é o objetivo do edital. O Brasil que estamos construindo é para os jovens. Então, nada melhor do que estimular, para que eles amem o seu próprio País. E que retratem através de pequenos vídeos histórias de amor pelo Brasil. Seja uma ação dele próprio, seja a ação de um amigo, de um familiar, do pai, da mãe, do primo”, disse.

As obras audiovisuais inscritas devem ser gravadas em celular, publicadas em plataformas digitais gratuitas e de livre acesso e devem abordar temas relacionados à promoção da cidadania.

O edital #amorpelobrasil está disponível neste link, onde as inscrições podem ser feitas.

continue lendo essa matéria.

Fonte: www.cultura.gov.br