Espaço Culturando, 7 anos de “vida”: inscrições estão abertas até 5/8

Publicado em 25 de julho de 2014

Parceria AGCIP e Os Independentes na Festa do Peão de Barretos terá 

11 noites de artes: novidade são noites da Rede CIC de Pontos de Cultura

f1 f31 2014

Godap, de Olímpia, traz danças parafolclóricas

Um dos maiores espaços de intercâmbio e divulgação das mais variadas expressões culturais do Brasil manterá suas atividades em 2014. Pelo sétimo ano consecutivo, o Espaço Culturando, dentro da Festa do Peão de Barretos, vai acontecer.
Foi ao menos uma dezena de reuniões entre os presidentes da Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” (AGCIP), Edemilson Sete e de Os Independentes de Barretos, Jerominho Muzetti, para a definição.
Dentre as inovações, o foco na cultura popular enraizada. “Até então, criamos uma vitrine para os mais variados tipos de expressão cultural, incluindo as modalidades mais atuais, do circuito comercial. Nesse ano, pensamos em buscar mais raiz e menos o modelo ‘que vende’”, destaca Sete.
Outro objetivo desse novo formato é atrair big bands, fanfarras, bandas marciais e afins, para interagirem para além do espaço do palco que, em 2014, permanece onde foi instalado em 2013: na região central da festa, ao lado do espaço “Berrantão”.
A ideia é ganhar as ruas, como muitos grupos fizeram ao longo dos anos.
O que permanece é a busca por expressões culturais para além daqueles comercialmente viáveis e divulgadas pelas mídias convencionais.

 

f2 f31 2014

Corpo em Movimento, de Santa Adélia, foi uma das atrações de dança de 2013

Inscrições
A inscrições começam no dia 25 de julho, se estendendo até 5 de agosto. Ficha de inscrição e Regulamento estão no sítio www.agcip.org.br.

Deve-se baixar, no sítio a ficha , preenchendo-a com todos os dados solicitados até o dia e encaminhar com AR (Aviso de Recebimento) à sede da AGCIP, na Rua Jeremias de Paula Eduardo, 1.803 – Monte Alto – SP, CEP – 15910-000 – com a inscrição, no envelope: “ESPAÇO CULTURANDO 2014: SABERES DA CAIPIROSIVERSIDADE”.
Além da seleção mediante a inscrição, parceria com o Consórcio Intermunicipal Culturando (CIC) pretende levar a arte da Rede CIC de Pontos de Cultura a um primeiro encontro de intercâmbio dentro da Festa do Peão de Barretos; convidados, parceiros de longa data terão espaço nessas noites.
O Consórcio integra, hoje, 37 Pontos de Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura
(MinC) e 10 prefeituras do interior de SP.

Histórico
Presente na Festa do Peão de Barretos desde 2008, ininterruptamente, o Espaço Culturando reúne, em seu atual formato, média de 2.500 artistas e 80 apresentações em 11 noites de evento.
Nesse ano, a Festa do Peão, um dos maiores eventos da América Latina, ocorre de 21 a 31 de agosto.

f3 f31 2014

A Mosca, de Matão, reuniu centenas de pessoas numa madrugada de quarta
cantando canções menos conhecidas de Raul Seixas

 

Extras
Como todo ano, a intervenção da AGCIP no evento conta com agendas e homenagens, além do próprio espaço. Nesse ano, um personagem do GODAP – Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas “Cidade Menina Moça” será celebrado por sua colaboração à expressão enraizada de todo o Brasil, fruto de uma pesquisa de mais de meio século e de um festival internacional que acontece em Olímpia.
A homenagem vem de Quirinópolis – GO, através da artista plástica Marli Rios e da Orquestra Raízes de Quirinópolis “José Henrique da Viola”.

f4 f31 2014

Marli Rios apresenta homenagem à AGCIP, no ano passado; nesse ano será
artista do GODAP de Olímpia

Veja um pouco mais sobre o Espaço em um vídeo lá do ano de 2009, mas dá uma dimensão do que é o espaço e o quanto cresceu. Assista AQUI.