FESTIVAL ARTES INTEGRADAS ABRE A RETOMADA CULTURAL EM UBATUBA

Publicado em 23 de novembro de 2021

Há aqueles que se dão o direito de definir, enquadrar e perpetuar um conceito para cultura. Conceito de cultura é bastante complexo. É um grande engano, um erro uniformizar a cultura, pois com a uniformização inicia-se o processo de submissão dos uniformizados. O FESTIVAL ARTES INTEGRADAS, nessa retomada de ações culturais presenciais pós-pandemia, procura, mais precisamente em seu campo territorial de atuação, arrebentar a linha de massificação da cultura e valorizar os seus significados, muitas vezes inexplorados, que dão sentido ao mundo e, que, por conseguinte, dão à sociedade uma identidade. Não é erro dizer que que a CULTURA pode ser também um infinito de possibilidades ao alcance de olhares atentos visíveis. Basta olhar….

“Quebrando” ondas e “surfando na cultura” o FAI (Festival Artes Integradas), projeto realizado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e SGN produções, movimentou Ubatuba de 12 a 21 de novembro. Com programação extensa, o projeto alcançou gastronomias tradicionais, palestras, músicas, atividades recreativas e esportivas em diversas regiões do município, contação de histórias, oficinas para geração de renda, maracatu, fandango, samba, choro, reggae, hip hop, danças, cine clube, rock, teatro, entre outras manifestações artísticas.

Literalmente no mar, a corrida de canoas foi uma das atividades relacionadas à 1ª “Semana do Saber e do Sabor da Cultura Caiçara” lei 74/2021, de autoria do vereador Eugênio Zwibelberg, que tem como objetivos integrar a comunidade Caiçara dentro do território municipal, proporcionar ações culturais dentro das comunidades tradicionais de praias e sertões, desenvolver atividades como palestras, oficinas de teatro e exposições. O Projeto Festival Artes Integradas e a 1ª “Semana do Saber e do Sabor da Cultura Caiçara” valorizaram e valoraram manifestações culturais de Ubatuba.

De 12 a 21 de novembro foram 21 apresentações, aproximadamente 250 pessoas diretamente envolvidas entre artistas contratados, participantes da batalha de rimas, participantes da corrida de canoas e equipe de organização.  O projeto também gerou renda para setores de produção, comunicação, estruturas e equipamentos necessários para boa execução do projeto.

O Festival Artes Integradas teve também a participação de autoridades municipais, representantes do Consórcio Intermunicipal Culturando, instituição parceira no projeto e um público mínimo estimado de 10 mil pessoas durante os 10 dias de programação, de imersão cultural.

Para além dos “recifes” da cultura à beira-mar de Ubatuba, o FAI e a “1ª Semana do Saber e do Sabor da Cultura Caiçara” estabeleceram parcerias com as Secretarias de Esporte, Turismo, Saúde e com a Fundart. No esporte foram realizadas atividades de recreação em diversos bairros do município. Especificamente no Perequê-Açu, em parceria com a Associação dos Amigos e Remadores da Canoa Caiçara – Aarcca, aconteceu a primeira edição da manifestação cultural Corrida de Canoas dentro da “1ª Semana do Saber e do Sabor da Cultura Caiçara”, que reuniu remadores de diversas praias de Ubatuba.

Na saúde teve a campanha de vacinação contra a COVID-19 nas tendas do FAI. Já com o turismo houve o apoio para o encontro “Gestões Colaborativas e Economia Criativa: Caminhos para o desenvolvimento sustentável” que aconteceu no dia 18 de novembro com a participação de representantes dos municípios de Monte Alto, São Paulo, Ubatuba, Caraguatatuba, Jacareí, Rio de Janeiro, São Sebastião, Rincão, Ribeirão Preto, Araraquara, Tremembé, Monte Azul Paulista, Viradouro, Brotas, Pindamonhangaba e Ipaussu. O encontro fomentou investimentos, além de desconstruir mitos que dificultam parcerias de empresas, sociedade civil e poder público.

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – FUNDART, por sua vez, foi parceira na construção da programação e no apoio logístico ao projeto. É importante ressaltar que não houve, por parte da administração pública de Ubatuba, em nenhuma de suas pastas e, tão pouco da Fundart, aportes financeiros ao projeto. Todas as parcerias e apoios entrelaçados foram de logística, programação e divulgação.

O FAI – FESTIVAL ARTES INTEGRADAS é resistência! Sempre que a cultura é acessada sente-se a pulsação da vida. Busca contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais, promover e estimular a regionalização da produção cultural brasileira, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais. Quer proteger as expressões culturais dos grupos formadores da sociedade, aqui de modo particular, de Ubatuba. Incentiva os artistas, em especial, “amadores” dos interiores do Brasil. Busca formar público, resgatar ações como teatro, dança, música instrumental e contação de histórias.

O Festival Artes Integradas é sinônimo de vida e na vida é preciso reconhecer aqueles que ajudam a caminhar ou criar pontes. O Projeto teve apoio da Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista – AGCIP que trouxe para o FAI a Exposição Negro Interior Paulista. O FAI agradece à AGCIP e, agradece ainda, o Consórcio Intermunicipal Culturando (Primeiro Consórcio Público entre prefeituras do Brasil) que ajudou na articulação de autoridades local e regional para participar, em especial, do encontro do Gestão Colaborativa realizado em 18 de novembro.

Por fim, porém não menos importante, o projeto Festival Artes Integradas agradece ao vereador Eugênio pela Lei da “Semana do Saber e do Sabor da Cultura Caiçara”. À Câmara Municipal e à Prefeitura de Ubatuba, de modo particular à Prefeita Flávia Pascoal que não só permitiu que o projeto fosse realizado em Ubatuba, bem como participou de várias atividades previstas na programação.  Não tem como encerrar essa matéria sem agradecer todas as pessoas que direta e indiretamente ajudaram e trabalharam nesse projeto, e de forma muito especial, ao Açúcar Caravelas, grande incentivador do Festival Artes Integradas e ao povo de Ubatuba. Povo acolhedor e participativo.

Repita-se, é um grande engano erro uniformizar a cultura. “Cultura é semente que, se germinar, poderá salvar a humanidade”, Prof. Edemilson (Sete) Coordenador Geral do Projeto.

Clique aqui e veja todas as fotos do Festival