ForCom: Consórcio leva biblioteca digital a 25 cidades

Publicado em 5 de junho de 2014

Bibliotecas públicas inovam no empréstimo de eBooks à distância;
ainda dá tempo de participar do Fórum de Comunicação

No 1º Fórum Regional de Comunicação (as vagas estão encerrando! Ainda dá tempo de participar) que acontece nesse sábado, 7 de junho, em Guaíra, uma novidade será especial para as cidades consorciadas.

Um grupo de bibliotecas públicas de 25 municípios do interior paulista faz, neste sábado, sua estreia na era digital. Além dos tradicionais serviços de empréstimo de livros impressos e apoio às pesquisas e leituras, elas passarão também a emprestar, de forma pioneira, eBooks, que podem ser lidos no próprio local ou acessados de casa, da escola e até em deslocamentos, a partir de um computador, tablet e celular.

A experiência – ainda inédita no Brasil – foi viabilizada a partir de uma parceria entre o Consórcio Intermunicipal Culturando, a Fundação Palavra Mágica e a empresa de tecnologia Árvore S.A., que cedeu a plataforma e um acervo de 2 milhões de eBooks.

O acordo de cooperação será assinado neste sábado pelo presidente do consórcio, Sérgio Mello, que é prefeito de Guaíra. No mesmo dia, já começam a operar com o novo sistema as bibliotecas de, Barretos, Casa Branca, Cravinhos, Mirandópolis, Rincão, Serra Azul, Taquaritinga, Tupi Paulista e Vista Alegre do Alto.

Ainda em junho, devem entrar em funcionamento as de Ariranha, Cajobi, Colômbia, Guaíra, Guaraci, Guariba, Jaboticabal, Matão, Monte Alto (AGCIP), Monte Azul Paulista, Olímpia, Pirangi, Pontal, Ribeirão Corrente, Sertãozinho e Viradouro.

Pioneirismo
Será a primeira vez que bibliotecas públicas emprestarão eBooks pela internet. Os usuários vão poder acessar, gratuitamente, de onde estiverem, e a qualquer hora do dia ou da noite, o acervo inicial de mil títulos dos mais variados gêneros (exceto os escolares), de autores clássicos nacionais e estrangeiros. O acervo total da Árvore é composto por 14 mil diferentes títulos, que também poderão ser adquiridos para incrementar o acervo de cada biblioteca.

A biblioteca digital da Árvore funciona como uma espécie de “Netflix (a empresa que empresta filmes pela internet) dos livros”, porém com uma vantagem: depois que o texto é carregado na tela, o usuário pode ler offline. O número de eBooks emprestados por cada usuário é ilimitado, só não podendo acumular mais de três simultaneamente. Os empréstimos são por 15 dias, podendo prorrogar por igual período. O usuário recebe login e senha para acessar a plataforma.

“A era digital vai promover uma verdadeira revolução na leitura no Brasil, com impactos extraordinários na educação e nos índices de leitura da população”, afirma o presidente da Árvore S.A., Galeno Amorim, que palestra também no ForCom, junto a nomes como Sérgio Mamberti e Gustavo Anitelli (sociólogo e produtor do grupo Teatro Mágico).

A Árvore está sediada no Rio de Janeiro e atua em todo território nacional junto a redes de ensino público, escolas privadas, bibliotecas e empresas.

Responsável pela Árvore, Galeno Amorim é ex-presidente da Fundação Biblioteca Nacional e ex-secretário municipal de Cultura de Ribeirão Preto.

forcom