Funarte lança coleção com textos consagrados de Plínio Marcos

Publicado em 10 de setembro de 2017

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lança, nesta terça-feira (5), às 19h30, a coleção de livros Plínio Marcos – obras teatrais, na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon, Rio de Janeiro. A iniciativa traz uma coletânea inédita de peças, em seis volumes, editada com a última revisão de conteúdo feita pelo dramaturgo. Nessa edição, foram selecionados os 29 textos concluídos pelo autor – dez deles publicados pela primeira vez.

Nos seis volumes estão textos consagrados, como Navalha na carne, Dois perdidos numa noite suja, O Abajur lilás e Quando as máquinas param. O organizador da publicação é o crítico e professor de literatura da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Alcir Pécora. A cada livro, ele acrescentou  análises dos textos de Plínio Marcos. No lançamento, o ensaísta fará uma apresentação da coletânea, no auditório da livraria.

Fotos, cartazes, imagens de textos escritos à mão pelo dramaturgo e outras curiosidades – como ingressos teatrais – ilustram a obra. Essa iconografia tem a assinatura de Ricardo Barros, filho de Plínio. A atriz Walderez de Barros, ex-esposa do autor teatral e mãe de seus três filhos, estabeleceu a versão final das peças.

Cada um dos volumes foi definido com base numa linha temática principal. O Volume 1, Atrás desses muros, reúne as peças cujas personagens encontram-se na prisão. O segundo livro, Noites sujas, mostra personagens sem ocupação ou subempregadas, no limite da sobrevivência nas grandes cidades. Já o Volume 3, Pomba roxa, reúne as peças que giram em torno da figura da prostituta. A quarta publicação, Religiosidade subversiva, traz as peças que o próprio autor reuniu em um livro com esse tema e com o mesmo título – e mais o texto O homem do caminho. No Volume 5, No reino da banalidade, há textos em que se destaca a descrição dos “hábitos pequeno-burgueses” – crítica, cômica ou tragicômica. Por fim, no sexto título, Roda de samba/Roda dos bichos, há apresentação do teatro musical e também da obra infantil de Plínio Marcos.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: http://www.cultura.gov.br