GUARIBA RETORNA PARA O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL CULTURANDO

Publicado em 14 de junho de 2021

 

O primeiro consórcio público específico de cultura do Brasil, fundado em 2010, é um instrumento de cooperação entre entes da Federação com base na Lei n o 11.107, de 6 de abril de 2005, regulamentada pelo DECRETO Nº 6.017, DE 17 DE JANEIRO DE 2007.

Em março de 2010, a AGCIP (Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista) encampou proposta de criar um consórcio público de cultura, tema debatido desde 2005. Foi uma ação conjunta de municípios do interior e litoral do Estado de São Paulo para propor soluções, sobrepor desafios, transpassar as fronteiras que nos dividem e encontrar a mão amiga para ajudar na travessia da coisa pública, em especial a cultura, esporte, turismo, educação, de maneira mais assertiva.

O Município de Guariba participou da criação da AGCIP e da criação do Consórcio Intermunicipal Culturando e, agora em 10 de junho de 2021, após reunião com Rosa Maria Atique, Dra. Ana Carolina Atique e Prefeito Celso Antônio Romano, foi deliberado pelo retorno do município à AGCIP e ao Consórcio Intermunicipal Culturando.
A meta é fortalecer ações relacionadas à cultura, esporte, turismo e educação.

Atualmente o município de Guariba, através de Rosa Maria e Ana Carolina, participam do CURSO DE GESTÃO CULTURAL – PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL e, como ação concreta do Curso, apresentarão o projeto com o objetivo de “fortalecer” a valorização da cultura do município, sejam eles prédios, sítios arqueológicos ou as culturas de seu povo, no caso de Guariba, imigrantes que aqui se estabeleceram e formaram a cidade ou, mais migrantes, que aqui encontraram um lar, trabalho e acrescentaram valores à comunidade. Como disse o prefeito de Guariba: “Cultura é investimento, é aplicar recursos em ações que dialogam com o ser humano, portanto, é investimento e não gasto!”, Prefeito Celso Antônio Romano.