Ibercultura divulga habilitados em concurso de vídeos

Publicado em 20 de fevereiro de 2018

O Programa IberCultura Viva divulgou nesta terça-feira (20) a relação de candidatos habilitados e inabilitados para as próximas etapas do concurso de curtas-metragens Comunidades Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento. O objetivo da convocatória é selecionar vídeos que promovam uma reflexão sobre as comunidades afrodescendentes e a busca do pleno exercício de seus direitos culturais e/ou valorizem sua contribuição para a constituição, a promoção e o desenvolvimento da cultura ibero-americana. Dez vídeos receberão prêmios de US$ 500.

Os candidatos com vídeos não habilitados têm até às 23h59 da próxima sexta-feira (23) para apresentar a documentação faltante. Os recursos devem ser enviados ao e-mail programa@iberculturaviva.org, com a indicação no assunto de “Recurso” e a identificação da pessoa participante e com cópia anexa do documento de identidade. A lista definitiva de vídeos habilitados será divulgada após o prazo e a análise dos recursos.

Dos 132 vídeos inscritos, foram habilitados 46. Deste total, 29 são do Brasil, 11 da Argentina, 2 do Chile, 1 da Costa Rica, 1 do Equador, 1 do Peru e 1 do México. A comissão organizadora decidiu habilitar a participação de dois vídeos produzidos por pessoas migrantes, procedentes de países fora do âmbito do concurso, mas com residência em países que formam parte do programa e com conteúdos ali realizados.

O programa

O IberCultura Viva é um dos programas de cooperação intergovernamental que fazem parte do Espaço Cultural Ibero-americano, coordenado pela Segib. Sua criação, proposta pelo Ministério da Cultura do Brasil com o apoio da Segib, foi aprovada em outubro de 2013, na XXIII Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada na Cidade do Panamá. O lançamento formal se deu em abril de 2014, durante o VI Congresso Ibero-Americano de Cultura, em San José, na Costa Rica.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: http://www.cultura.gov.br