MinC faz intercâmbio com escola norte-americana de artes

Publicado em 1 de junho de 2018

O Centro Técnico Audiovisual (CTAv), unidade do Ministério da Cultura (MinC) voltada à capacitação profissional e conservação de acervos em película e digitais, receberá para intercâmbio técnico profissionais da Tisch School of Arts, de Nova York, uma das mais importantes escolas de artes do mundo. Os norte-americanos virão ao Brasil para a 10ª edição do Audiovisual Preservation Exchange (APEX), que neste ano será realizado na sede da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, de 2 a 15 de junho.

Além do CTAv, a equipe da Tisch também vai visitar, a partir do dia 4, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) e o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ). O objetivo é trocar, com as equipes responsáveis, conhecimentos e habilidades em áreas como inspeção e cuidado de materiais audiovisuais, catalogação, gerenciamento de metadados, digitalização, preservação digital e acesso a coleções.

Criado pela Tisch School of Arts, o APEX visa promover a colaboração internacional e o diálogo acadêmico sobre preservação de filmes e mídias para salvaguardar o patrimônio audiovisual mundial. O programa é realizado anualmente desde 2008 em diferentes países da África, Europa e América do Sul. Pela primeira vez será promovido no Brasil, por meio de uma parceria com o Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da UFF.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: www.cultura.gov.br