Ministério da Cidadania lança o Prêmio Culturas Populares 2019

Publicado em 4 de julho de 2019

Este ano, a premiação que reconhece a diversidade cultural brasileira presta uma homenagem ao cantor, compositor e ator gaúcho Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha. O Prêmio foi criado em 2007 pelo então Ministro da Cultura Gilberto Gil, e já premiou mais de 2 mil mestres da cultura popular.

Estão abertas até 16 de agosto as inscrições para o sétimo Prêmio Culturas Populares, que vai dar R$ 20 mil a 250 mestres, mestras ou Pontos de Cultura que estimulem e valorizem as expressões culturais, como o cordel, o frevo, a quadrilha, o maracatu, a capoeira, as culinárias regionais e o bumba meu boi, entre muitas outras.

Inscrições:

As inscrições devem ser realizadas através do site do prêmio. Recomendamos ler atentamente os editais para identificar sua categoria.

Categorias:

  1. Mestres e Mestras – (pessoas físicas) (150 prêmios);
  2. Pessoas jurídicas sem fins lucrativos com finalidade ou natureza cultural, já reconhecidas como Pontos de Cultura ou cadastradas na Plataforma Rede Cultura Viva (90 prêmios);
  3. “Cotas para iniciativas acessíveis”. Pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural, também reconhecidas como Pontos de Cultura ou cadastradas na Plataforma Rede Cultura Viva (10 prêmios);

Os premiados nas edições de 2017 e 2018 não poderão concorrer ao prêmio neste ano. Os interessados podem apresentar uma única inscrição em apenas uma categoria.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: https://observatoriodacultura.com