Ministra interina recebe insígnia da Ordem de Rio Branco

Publicado em 21 de abril de 2018

A Ordem de Rio Branco, mais importante honraria do Ministério das Relações Exteriores (MRE), conferiu, nesta sexta-feira (20), ao ministro Sérgio Sá Leitão o Grau Grã-Cruz, e à secretária-executiva, Mariana Ribas, o de Grande Oficial.  A insígnia reconhece a atuação de brasileiros e estrangeiros nas mais diversas áreas.

Mariana, que está como ministra da Cultura interina enquanto Sá Leitão cumpre agenda internacional, recebeu a insígnia do Conselho da Ordem de Rio Branco em cerimônia realizada no hall do Palácio Itamaraty, em Brasília (DF), com a presença do presidente da República, Michel Temer.

“Fiquei muito honrada. É o reconhecimento do trabalho que a gente tem feito no Ministério da Cultura”, agradeceu Mariana Ribas. Intitulada em homenagem ao Patrono da diplomacia brasileira – o Barão do Rio Branco –, a Ordem de Rio Branco reconhece anualmente a atuação de brasileiros e estrangeiros nas mais diversas áreas em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma Medalha anexa à Ordem.

Instituída pelo Decreto nº 51.697, de 5 de fevereiro de 1963, a condecoração tem como objetivo estimular feitos dignos de honrosa menção. A Ordem é dividida em dois Quadros – Ordinário e Suplementar. O primeiro, com vagas limitadas, reúne os diplomatas brasileiros da ativa e o segundo congrega os diplomatas aposentados e todas as demais pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que venham a ser agraciadas com a Ordem. Nesta edição, foram condecoradas 436 pessoas e entidades.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: http://www.cultura.gov.br