Onze cidades debatem cultura com Guilherme Varella em Barretos

Publicado em 17 de julho de 2015

Onze cidades e quatro prefeitos receberam comitiva do Ministério da Cultura (MinC) na Cinemateca de Barretos, no dia 16/7, em encontro realizado pela parceria Consórcio Intermunicipal Culturando e Secretaria Municipal de Cultura, sob o comando de Juçara Carbonaro Guerreiro (foto).

DSC04775
Juçara, presidente CIC Dudu Bolito e secretário Guilherme Varella

O secretário de Políticas Culturais do MinC, Guilherme Varella e Gil Marçal (foto), da representação do Ministério em SP foram recebidos pelo prefeitos Guilherme Ávila (Barretos), Dudu Bolito (Rincão, presidente do CIC, na foto), Marcos Ferreira (Patrocínio Paulista), Celso Assumpção (Motuca), além da primeira-dama de Guaíra (e aluna do Curso de Extensão promovido pelo Consórcio junto ao GPublic/USP) Selma Mello.

Também presentes o presidente da Câmara de Colômbia, José Roberto Legramandi, os vereadores Bruno César Lima (Colômbia) e Paula Lemos (Barretos) e o secretário de Cultura de Guaíra, Pitt Dias. Os municípios participantes do encontro com Guilherme Varella e Gil Marçal foram, além da anfitriã Barretos: Guariba, Guaíra, Motuca, Patrocínio Paulista, Monte Azul Paulista, Colômbia, Serrana, Rincão, Jaboticabal e Severínia.

AÇÕES
Guilherme Varella e Gil Marçal debateram as linhas de ação do MinC nessa nova fase que teve início com o retorno de Juca Ferreira à frente do Ministério. Foi na gestão Juca que o Consórcio Intermunicipal Culturando celebrou seus convênios que se estendem até hoje com a Rede CIC de Pontos de Cultura. Na abertura, Dudu Bolito (foto) ressaltou os novos caminhos abertos pela gestão consorcial e as novas parcerias que, além de estimular novos consórcios públicos, trará mais projetos e ações para as cidades integradas ao CIC.

Após explanação dos convidados, com a palavra aberta, gestores culturais colocaram diversas questões específicas, como apoio à autoria literária independente (Sada Ali, Barretos, foto), nova visão e reconhecimento dos coletivos culturais, mesmo os não formalizados juridicamente (Ricardo Brasileiro, Serrana, foto), apoio ao Teatro (Adonias Garcia, Barretos, foto) e diálogo mais intenso e próximo entre Educação e Cultura (Lourdes Fabro, Severínia, coordenadora pedagógica da 13ª. Região Administrativa de Educação, foto).

fotos

Ainda discorreu sobre atividades que promovam o desenvolvimento do audiovisual nas escolas. Varella e Marçal responderam às questões e ressaltaram a maior viabilidade promovida pelo consorciamento de cidades. Mais uma vez, membros do MinC declararam que, por onde passam, destacam a estrutura consorcial como modelo a ser seguido.

Por fim, o convite para o evento de 24 de julho, em Jaboticabal, onde equipe do MinC estará com gestores culturais em oficina para capacitação quanto a projetos. Mais essa parceria se segue ao importante processo de formação ocorrido no Curso Livre de Extensão Cultural, cuja entrega dos certificados ocorre no dia 7 de agosto.

AGENDA
Antes do encontro barretense, Marçal e Varella estiveram em Sertãozinho, anunciando projetos selecionados pelo edital LabCEUs e debatendo cultura digital e políticas culturais, além do projeto Cultura e Cidades. Depois de Barretos, em Franca, Varella ministrou Aula Pública na UNESP , com a temática de Políticas Culturais no Brasil. Ainda, em Ribeirão, o secretário e Marçal visitaram o Cine Cauim, que além de cine-clube promove ações culturais. Junto a eles, o presidente CIC Dudu Bolito, que concedeu entrevista no programa Boca Livre, de emissora municipal.