Poderes da República assinam acordo para criar centro cultural

Publicado em 13 de dezembro de 2018

Reunir a história e os acervos dos três Poderes da República – Legislativo, Executivo e Judiciário – em um só lugar. Este é o objetivo do Centro Cultural dos Poderes da República, que será construído em Brasília, ao lado do Lago Paranoá. A construção contará com a assessoria técnica do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) responsável pela condução das políticas públicas dos mais de 3,7 mil museus brasileiros.

Nesta quinta-feira (13), os presidentes do Senado Federal, Eunício Oliveira, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli; o deputado federal Cleber Verde (PRB-MA), representando o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ); o ministro–chefe da Secretaria–Geral da Presidência da República, Ronaldo Fonseca – representando o Poder Executivo; e a presidente substituta do Ibram, Eneida Braga Rocha de Lemos, representando o MinC, assinaram acordo de cooperação para a criação do centro.

O novo espaço cultural na capital federal será construído em um terreno da União de 80 mil metros quadrados, que estava abandonado e abrigou, no passado, o antigo Clube do Servidor. O centro reunirá documentos, mobiliários e peças raras dos três Poderes da União. Contará, ainda, com jardins, espaços de convivência e restaurante.

“Museus e centros culturais nos convidam à troca democrática, à experiência de lidar com a diversidade e à possibilidade de encontro com novas histórias. O assessoramento do Ibram para a constituição e consolidação do Centro Cultural dos Poderes da União é dever de oficio, mas é uma grande contribuição para o que acreditamos: todo cidadão tem direito à memória, aos museus”, destacou a presidente substituta do Ibram, Eneida Braga Rocha de Lemos.

Fonte: www.cultura.gov.br