Por Agentes de Cultura, CIC e Santo André podem firmar parceria

Publicado em 30 de março de 2015

2015 03 30 Santo Andre SITE
Dirigentes CIC com secretário de Cultura e Turismo de Santo Andre, Tiago Nogueira e Tadeu de Souza (Funarte)


No giro da diretoria do Consórcio Intermunicipal Culturando (CIC), em busca de novos parceiros e ampliação de espaços de circulação dos produtores culturais de suas cidades consorciadas, agenda em Santo André marcou boa possibilidade de parceria.

Por lá, foram recebidos pelo secretário de Cultura e Turismo do município, Tiago Nogueira, além de assessores da área cultural. Da Funarte de SP, participou o diretor Tadeu de Souza.

A ideia da parceria tem foco em projeto-piloto existente na cidade de SP, o “Agente de Cultura”. O Agente de Cultura busca mapear a produção cultural e seus produtores dos locais atendidos, incluindo nessa atividade a promoção do livro e leitura.

De início, traçou-se a ideia de se trabalhar com 50 agentes em 4 favelas da cidade. O CIC foi indicado pela experiência de sucesso com os Agentes de Leitura – nas visitas às residências e fomento ao livro/leitura e pelo mapeamento que vem surgindo com a Rede CIC de Pontos de Cultura, com 37 Pontos em 13 cidades.

Conheça mais sobre a Rede CIC aqui.

Nessa semana será enviada a proposta à Santo André: o Consórcio coordenará o projeto e capacitação dos agentes. O documento será discutido junto às secretarias de Cultura e Educação e ao prefeito da cidade, para viabilização da parceria.