Sá Leitão destaca importância de parceria com estados e municípios a secretários de Cultura do RJ

Publicado em 14 de março de 2018

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, participou nesta quarta-feira (14), no Museu Imperial, em Petrópolis (RJ), de assembleia geral do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Durante o evento, Sá Leitão destacou a importância da troca de experiências entre governos municipais, estadual e federal para o fortalecimento da cultura do Rio.

“Este encontro é um excelente passo para buscarmos uma valorização da cultura do Rio de Janeiro, que é um grande ativo do estado. Temos patrimônio histórico, centros culturais e Pontos de Cultura. É uma presença forte e expressiva. O fórum serve como instrumento para pensarmos modos de ampliar esse potencial”, destacou o ministro, que ressaltou a importância do programa Rio de Janeiro a Janeiro para o estímulo da economia fluminense.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura de Petrópolis, Leonardo Randolfo, destacou a união dos municípios e a possibilidade de troca de experiências propiciada pelo fórum. “A representatividade do evento apresenta a força da cultura do Rio de Janeiro”, comentou.

A adesão dos municípios do Rio de Janeiro ao Sistema Nacional de Cultura reflete a importância da cultura no estado. Setenta e três prefeituras (80% do total de municípios) estão no SNC, o que coloca o Rio na segunda posição entre todas as Unidades da Federação, atrás apenas do Ceará.

Em sua apresentação, o ministro destacou também as ações do Ministério da Cultura no estado por meio de parcerias com governos estadual e municipais, apontando que a prioridade é concluir projetos em andamento, como os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) e obras de preservação do patrimônio histórico.

Sá Leitão reiterou a importância da Lei Rouanet para a cultura e convidou os dirigentes municipais a “se apropriarem” desse instrumento de fomento, buscando empresas locais que possam investir em projetos culturais.

Continue lendo essa matéria. 

Fonte: http://www.cultura.gov.br