Segunda rodada afina prosa com Secretaria de Estado da Cultura

Publicado em 24 de março de 2014

Secretário analisou apresentação do CIC; parcerias, na prática, devem ser definidas em próximo encontro

Em segundo encontro com o secretário de estado da Cultura, Marcelo Mattos Araújo, a secretaria executiva do Consórcio Intermunicipal Culturando (CIC) apresentou mapeamento respondido por 13 cidades consorciadas; atualmente, o consórcio conta com 24 municípios.

Foram debatidas estatísticas que passaram desde próprios culturais existentes a participação em Conferências Municipais e o quanto cada consorciada já realizou quanto à estruturação do Sistema Municipal de Cultura.

Marcaram presença gestores culturais de 7 cidades: Araçatuba, Barretos, Guaíra, Monte Alto, Matão, Monte Azul Paulista e Taquaritinga, liderados pelo presidente do Consórcio Culturando, Sérgio de Mello (prefeito de Guaíra). Associações parceiras (AGCIP e Os Independentes) foram representadas pelo presidente da AGCIP, Samir Karnib.

Além do secretário de estado, integraram os debates o diretor técnico do ProAC – Programa de Ação Cultural, setor de ICMS, Efrén Colombani.

 

f1 f12 2014

Efrén Colombani, Sérgio de Mello e Edemilson Sete (dir.) acompanham fala do secretário estadual de Cultura, Marcelo Araújo

 

Próxima rodada
Após as explanações dos diretores de Comunicação, Luiz Felipe Nunes, Financeiro, Victor de Nozaki e do secretário executivo, Edemilson Sete, Marcelo Araújo interpretou alguns dos dados e solicitou, para o próximo encontro, um mapeamento dos potenciais e grupos culturais existentes nas cidades – tarefa das mais árduas, tanto para o CIC quanto para a Secretaria de Estado da Cultura (SEC).

Ao final, o CIC solicitou que houvesse um convênio direto entre Secretaria e Consórcio, com recursos voltados a ações nas cidades consorciadas – uma ideia foi realizar formatos de Festivais de Artes.

O secretário de estado reiterou a necessidade de um mapeamento do que se produz de cultura nas cidades para o próximo e sinalizou que avaliará as questões legais e viáveis de estabelecer essa parceria.

f2 f12 2014 
Gestores reunidos após debates culturais; próximo encontro deve delinear ações concretas

 

Mais
Dando sequência aos diálogos, o CIC convidou o secretário e deputados (houve também agenda na Assembleia Legislativa de SP) para encontro, em Barretos, no dia 28 de março.
Em pauta, um diálogo aberto com os responsáveis maiores pelas leis de incentivo federal (Ana Cristina Wanzeler, secretária nacional de Fomento e Incentivo á Cultura) e estadual (Efrén Colombani, diretor técnico do ProAC), buscando sensibilizar empresariado e sociedade em geral quanto à possibilidade e importância de utilizarem parte dos impostos deduzidos em projetos culturais no interior paulista.

Presenças devem ser confirmadas até dia 26. Será possível fazer inscrição online. Maiores informações clique aqui.

f3 12 2014