De São Paulo, Consórcio Intermunicipal Culturando ganha destaque no Dia Nacional da Cultura

Publicado em 6 de novembro de 2019

Instituído em 2010, o Consórcio Intermunicipal Culturando é o único do país que atua somente na área da Cultura. Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, celebrado nesta terça-feira, 5 de novembro, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca o consórcio público intermunicipal como uma ferramenta que pode contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da gestão cultural nos Entes municipais, em suas mais diversas possibilidades.

Com sede em Monte Alto (SP), o consórcio integra oito Municípios paulistas – Jaboticabal, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Pitangueiras, Rincão, Ubatuba, Viradouro e Vista Alegre do Alto. No entanto, ao longo de seus nove anos de atuação, o Culturando articulou 16 prefeituras, que por meio desse mecanismo, conquistaram recursos e investimentos para ações culturais, formação de gestores e consolidação de equipamentos culturais, entre outras iniciativas.

O Culturando viabiliza tanto iniciativas-fim como iniciativas-meio da gestão municipal, e desempenha diversos papéis, desde o de mediador entre Municípios e governos federal e estadual, até o de executor de políticas públicas de cultura. O edital do programa Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de 2010 é um bom exemplo dessa atuação, pois viabilizou esses equipamentos culturais em Barretos, Matão e Sertãozinho – integrantes do consórcio na época. O consórcio oportunizou capacitação a gestores municipais e forneceu assistência técnica para que os Municípios concorressem a esse edital.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: www.cnm.org.br