O CIC – Consórcio Intermunicipal Culturando é o primeiro consórcio público específico para a cultura do País.
Trata-se de uma entidade pública que une Prefeituras paulistas para, com a força dessa união, pleitear recursos através de projetos e acordos diretos com esferas governamentais e instituições culturais, de forma a suplantar questões burocráticas que atravancam o desenvolvimento cultural dos municípios.
O Consórcio Culturando iniciou seus trabalhos com 16 cidades; hoje, contamos com 25, além de novos municípios, interessados em aderir a esse pioneiro processo de teia cultural através das gestões públicas.
Através de acordos diretos com o Ministério da Cultura, o repasse de recursos atingirá R$ 9,17 milhões, em ações dos programas Mais Cultura e Cultura Viva, de forma indireta. Além disso, apoio a ações como projetos dos CEUs das Artes, o Curso de Extensão Universitária de Gestão Cultural e as feiras do livro do Circuito Caminhos da Leitura, promovidos pelo CIC, alcança valores de R$ 20 milhões.
Com sede em Monte Alto, o consórcio conta com uma Secretaria Executiva, que além de idealizar a formação do ente público, toca os convênios em andamento: Agentes de Leitura, Modernização de Bibliotecas, Pontos de Leitura e a Rede de Pontos de Cultura.
Com a força de cerca de 1 milhão de habitantes a serem atendidos em suas demandas culturais atualmente (com tendências de ampliação da abrangência), o CIC surge como uma importante força não somente para atrair recursos e investimentos, como para trabalhar na informação e formação de agentes e gestores culturais, em sinergia com a evolução dos mecanismos de fomento e o protagonismo da sociedade civil que avança terrenos importantes do saber e do fazer cultural.
Compartilhando sua experiência junto a entidades como Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), UNESPs de Araraquara, Franca, SESC Araraquara e outras, o Consórcio se consolida como forma moderna e viável de se gerir cultura entre pequenos e médios municípios paulistas.