Casa de Rui Barbosa promove visita guiada ao museu e jardim histórico

Publicado em 5 de maio de 2019

Quatro eventos agitam a programação cultural da Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro (RJ). No domingo (5), é possível conhecer os cômodos e o jardim da instituição, em uma visita guiada e, a partir de 14 de maio, será aberta a mostra ‘As ideias abolicionistas de Rui Barbosa’. Em São Paulo (SP), o Museu Lagar Segall apresenta – em parceria com o Itaú Cultural – a exposição ‘Ocupação Gregori Warchavchik’, sobre a trajetória e a obra do famoso arquiteto russo naturalizado brasileiro. E ainda tem mais teatro, exposições e cinema. Confira a programação completa abaixo:

BIBLIOTECA NACIONAL

Exposição ‘Monteiro Lobato – o homem, os livros’
Até 18/7
Endereço: Fundação Biblioteca Nacional – Av. Rio Branco, 217 – Rio de Janeiro (RJ)

A exposição ficará em dois ambientes no terceiro andar do prédio sede, na Avenida Rio Branco: o Salão de Obras Raras e a varanda do terceiro andar. Dentro do salão, um painel fará a cronologia da vida e obra de Lobato e duas vitrines mostrarão os trabalhos mais conhecidos do escritor, todos originais, sob um olhar diferenciado, por meio dos desenhos dos ilustradores dos livros, como Voltolino, Belmonte, Andre Le Blanc e Jean-Gabriel Villin, entre outros.
Outra vitrine mostrará os livros escritos para adultos, incluindo a primeira edição de Urupês, de 1918, a edição de 1970 de O Presidente Negro, seu único romance, coletâneas de crônicas e artigos e obras adaptadas, traduzidas e adaptadas por ele. Entre os destaques, estão um exemplar da primeira edição de Vida e Morte de M.J. Gonzaga de Sá, de Lima Barreto, e cartas trocadas entre os dois autores – Monteiro Lobato era o editor de Lima Barreto.
Além das obras originais, na varanda estarão expostos os estudos e os desenhos do ilustrador Rui de Oliveira para a primeira adaptação das histórias de Lobato para a televisão, a série O Sítio do Pica-pau Amarelo.
Mais informações

 

Continue lendo essa matéria.

Fonte: www.cultura.gov.br