Dia 25 de julho celebra luta das mulheres negras

Publicado em 25 de julho de 2017

Apesar de formarem mais da metade da população brasileira, os negros ainda enfrentam uma série de dificuldades para ocuparem posições dignas no mercado de trabalho e no acesso aos serviços públicos. A mulher negra sofre ainda mais com as condições de desigualdade e preconceito. Para lembrar da importância da luta constante pelos seus direitos e de seu valor na sociedade, nesta terça-feira (25), comemora-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

A data surgiu em 1992, durante o Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana. Na ocasião, também foi criada a Rede de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas.

De acordo com a Lei 12.987, de 2014, no dia 25 de julho também se celebra o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Conhecida como Rainha Tereza, Tereza de Benguela foi uma líder quilombola do século 18. Ela viveu no Vale do Guaporé, no Mato Grosso, e liderou o Quilombo de Quaritetê após a morte do seu companheiro. O lugar reunia mais de 100 pessoas, entre negros e índios. O quilombo resistiu durante 20 anos, até que Tereza caiu nas mãos dos brancos. Há controvérsias se seus captores a executaram, se ela se suicidou ou se morreu de doença.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: http://www.cultura.gov.br