CIC convida cidades para ação compartilhada junto à Educação

Publicado em 7 de maio de 2014

Coordenado por Galeno Amorim, projeto Árvore de Livros prevê uso de tecnologias em torno do acesso ao livro/leitura

O Consórcio Intermunicipal Culturando, desde sua criação em 2010, tem se destacado nas ações de difusão da prática da leitura. Juntos, Modernizamos 13 Bibliotecas Públicas, trabalhamos com 60 Agentes de Leitura, temos uma Rede de 22 Pontos de Leitura em execução, realizamos 3 Feiras do Livro e a Secretaria Executiva do Consórcio está constantemente auxiliando os entes na implantação de diversas ações de incentivo à leitura.

Tudo isso rendeu, no início de 2012, o convite pela Presidência da República, para explanarmos essas ações aos novos prefeitos e prefeitas de todo país, no Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas que aconteceu em Brasília.

No propósito de continuidade dessas ações, realizaremos uma reunião de trabalho com os dirigentes de educação e de cultura dos municípios consorciados no dia 13 de maio, as 9h30, no Centro Cultural de Sertãozinho, localizado na Rua Sebastião Sampaio, nº 1489, Centro.

Conduzindo o encontro, receberemos Galeno Amorim, que irá nos apresentar o projeto “Árvore de Livros”: uma biblioteca digital de eBooks para escolas e bibliotecas públicas (clique para ver apresentação do projeto). O objetivo da reunião é implantarmos a Árvore de Livros nos municípios consorciados.

Sobre o convidado

Galeno Amorim é professor e autor de 16 livros (entre os quais, Retratos da Leitura no Brasil); é consultor internacional em políticas públicas do livro e leitura. Presidiu a Fundação Biblioteca Nacional e o Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc/Unesco), entre outros. Foi o criador do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), do Ministério da Cultura e Ministério da Educação, e de diversos programas e instituições de fomento à leitura no Brasil. Está à frente do Blog do Galeno, um dos mais influentes nesta área no Brasil. Dirige o Observatório do Livro e da Leitura, programa de caráter permanente, vinculado à Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil, e tem por finalidade gerar, estimular, produzir e difundir conhecimento e informações sobre a questão do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas, de forma a apoiar o desenvolvimento dessas políticas públicas. O livro e a leitura são o arcabouço da cidadania que almejamos à toda pessoa humana. Construamos, usando de todos os meios, as letras como rotina de cada criança, jovem, adulto e idoso; só assim seremos agentes de uma sociedade de paz e saúde.

 

f1 18 2014