MinC lança novo portal, mais intuitivo, responsivo e inovador

Publicado em 24 de dezembro de 2018

Quem acessar o site do Ministério da Cultura (MinC) vai encontrar um portal muito mais intuitivo e inovador, com um layout totalmente novo. “A reformulação cumpre uma das diretrizes definidas pela atual gestão, de comunicar melhor as realizações e resultados, fazendo com que cada vez mais as pessoas enxerguem e compreendam o potencial da cultura para o desenvolvimento do Brasil”, afirma a chefe da Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura, Giselle Garcia.

Com o lançamento, o Ministério da Cultura se torna o primeiro da Esplanada a se adequar aos novos padrões definidos pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República. O foco do modelo é o usuário, por isso, ganham destaque as informações mais buscadas por eles, como Lei Rouanet, Pontos de Cultura, editais lançados pelas diferentes secretarias do MinC e notícias. Esse recorte foi decidido a partir de uma avaliação do histórico de acessos ao site, que determinou as áreas mais acessadas. Colocá-las em evidência diminui o tempo de navegação e otimiza o acesso.

Para valorizar o grande volume de notícias produzidas pela Assessoria de Comunicação do Ministério, o sistema de busca de informações também foi atualizado, permitindo filtros e levantamentos mais completos. Vídeos, fotos e outros conteúdos multimídia receberam atenção especial e terão uma área exclusiva na página inicial. Outra área bastante acessada, a agenda das autoridades, agora inclui também uma opção de acesso à agenda de eventos culturais e de cursos oferecidos pelo próprio MinC e suas entidades vinculadas, como a Funarte.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 94,6% dos internautas brasileiros utilizam smartphones e 63,7% usam tablets para acessar a internet. O novo portal do MinC está mais rápido e adaptado a essa realidade. O editor do site, Rafael Baldo, trabalhou no processo de reformulação e salienta que essa foi uma das principais preocupações para o novo projeto.

“No site antigo, havia uma quantidade pequena de acessos via celular, porque a visualização e as funções não eram adaptadas à leitura em uma tela pequena. No novo site,isso está completamente contemplado e acreditamos que, com isso, o número de visitantes aumente, devido à facilidade de acesso”, afirma.

A transformação do Ministério da Cultura em Secretaria, já confirmada pelo próximo governo, não inviabiliza a continuidade do projeto. O novo portal, desenvolvido em linguagem moderna, é totalmente adaptável a qualquer tipo de mudança que se fizer necessária. “O importante é oferecermos uma nova experiência ao usuário,cumprindo nossa função de levar a informação aos cidadãos de forma fácil, ágil,transparente e eficaz”, enfatiza Giselle Garcia.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: www.cultura.gov.br