Confira a programação cultural da Secretaria Especial da Cultura

Publicado em 11 de janeiro de 2019

Espetáculos de teatro e exposições imperdíveis são os destaques da programação cultural da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania. Domingo (13) é o último dia para conferir, na Fundação Casa de Rui Barbosa, a mostra 100 anos do fim da Primeira Guerra Mundial, no Rio de Janeiro (RJ). Na capital fluminense também estreou, no Teatro Dulcina, o espetáculo Yerma. E em Brasília, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estendeu, até o dia 15 de março, a visitação da mostra Trajetórias da Preservação do Patrimônio Arqueológico. Confira a programação completa abaixo:

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL

Exposição ‘1808 –1818: A construção do reino do Brasil’
Até 12/2 – 12h às 16h30 (segunda), 10h às 16h30 (terça a sexta)
Endereço: Espaço Cultural Eliseu Visconti – Rua México S/N – Rio de Janeiro (RJ)

A exposição reflete sobre a época joanina,  período que começa com achegada da corte portuguesa em 1808 e, logo em seguida, pela abertura dos portos brasileiros às nações unidas e termina com a coroação do príncipe regente D. João. Deixando para trás uma Europa conflagrada, D. João passou a reinar na cidade do Rio de Janeiro, que se transformou na cabeça do Império Ultramarino. A instalação da corte no Brasil promoveu a quebra do chamado “pacto colonial”, abrindo os portos para as nações amigas.
Artistas, viajantes e naturalistas foram autorizados a conhecer e a registrar a paisagem tropical. Foram 10 anos que transformaram o Brasil, quando foram fundados o Banco do Brasil, a Imprensa Régia, o Jardim Botânico, a Biblioteca Real, atual Biblioteca Nacional, as academias Real dos Guardas Marinhas e Real Militar e a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios.
Mais informações

FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA

Mostra ‘100 anos dofim da Primeira Guerra Mundial’
Até 13/1 – 14h30 às 17h30 (terça a sábado), 14h às 18h (sábados e domingos)
Endereço: Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente 134 – Rio de Janeiro (RJ)

Até 13 de janeiro de 2019, estarão em exposição no Museu Casa de Rui Barbosa 23 documentos preservados na Coleção Família Barbosa de Oliveira, no Arquivo João Pandiá Calógeras e no Arquivo Rui Barbosa, produzidos entre os anos de 1914 e 1920. A entrada é gratuita.
Os documentos registram alguns momentos marcantes e algumas consequências da Primeira Guerra: sua conflagração, o desenvolvimento de organizações humanitárias, o trabalho das equipes médicas, a participação do Brasil, a vitória dos países aliados, a organização da Conferência de Paz de Paris e a criação da Liga das Nações.
Mais informações

Mostra ‘Sérgio Porto e Stanislaw Ponte Preta, 50 anos depois’
Até 25/1 – 10h às 18h (segunda a sexta)
Endereço: Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente 134 – Rio de Janeiro (RJ)
Com curadoria de Cláudia Mesquita, a pequena mostra tem como objetivo homenagear Sérgio Porto e é uma oportunidade de o público conhecer, ou relembrar, aspectos da trajetória ímpar de um dos mais importantes jornalistas, cronistas e escritores cariocas do século XX. Os elementos que estarão em exposição fazem parte do acervo do jornalista no Arquivo Museu de Literatura Brasileira (AMLB) da Casa de Rui Barbosa, importante reduto para a memória nacional. A entrada é franca.
Mais informações

Mostra ‘Rui, sua casa e seus livros: o homem e sua biblioteca’
Até 4/4
Endereço: Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente 134 – Rio de Janeiro (RJ)

O Museu Casa de Rui Barbosa promove a mostra ‘Rui, sua casa e seus livros: o homem e a sua biblioteca’. O roteiro temático tem como objetivo buscar o diálogo entre o acervo, o espaço e o personagem. A entrada franca.
Mais informações

Continue lendo essa matéria. 

Fonte: www.cultura.gov.br