Inscrições para o Culturas Populares terminam no dia 16 de agosto

Publicado em 4 de agosto de 2019

Estimular a preservação e a valorização dos saberes e das tradições culturais brasileiras. Este é o propósito do Prêmio Culturas populares, que está em sua 7ª edição. Mestres, mestras e pontos de cultura podem concorrer a um dos 250 prêmios. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de agosto, pela internet ou via postal.

Cada um dos vencedores da premiação vai receber R$ 20 mil. Na edição deste ano, 150 prêmios serão destinados a iniciativas de mestres e mestras da cultura popular; 90 a pessoas jurídicas sem fins lucrativos com finalidade ou natureza cultural, já reconhecidas como Pontos de Cultura ou cadastradas na Plataforma Rede Cultura Viva; e 10 para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural, também reconhecidas como Pontos de Cultura ou cadastradas na Plataforma Rede Cultura Viva. Os premiados nas edições de 2017 e 2018 não poderão concorrer nesta edição e os interessados podem apresentar uma única inscrição em apenas uma categoria.

Segundo o secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, “o Brasil é muito grande, são mais de oito milhões de quilômetros quadrados, e também muito diverso, com uma variedade enorme de expressões culturais que precisam ser preservadas”. “Para isso, é preciso levantar e estimular essas manifestações populares, como o Prêmio Culturas Populares tem feito. Contamos que, cada vez mais, essa premiação estimule a cultura popular no País”, afirmou, em um convite à participação na iniciativa.

Continue lendo essa matéria.

Fonte: www.cultura.gov.br