Semana de muito teatro e cinema na programação cultural da Cidadania

Publicado em 23 de agosto de 2019

Novas peças e exposições estreiam nas unidades da Funarte pelo País. E na Cinemateca Brasileira, chega o 30° Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo

 

emana movimentada nas unidades da Funarte pelo Brasil. Em Minas Gerais, a mostra fotográfica ‘País Denso: Velaturas’, de Helena Teixeira Rios; e os espetáculos ‘Perdoa-me por morrer’‘Quem é você’ e ‘Pulse’ são os destaques. E ainda tem o espetáculo teatral ‘Tempo Veloz’, no Rio de Janeiro (RJ), e o show ‘Me conta um conto’, na capital paulista. Falando nisso, o 30° Festival Internacional de Curtas-Metragens de SP chega à Cinemateca Brasileira, com exibição de curtas-metragens nacionais e estrangeiros, oficinas e até sessões de realidade virtual. Confira a programação completa abaixo:

FUNDAÇÃO NACIONAL DE ARTES (FUNARTE)

Espetáculo ‘Pulsão’
22/8, às 19h (quinta a domingo)
Endereço: Teatro Dulcina, Rua Alcindo Guanabara, 17 – Rio de Janeiro (RJ)
Músico, videomaker, publicitário, jornalista, cantor e poeta, Roberto Pontes sobe ao palco do Teatro Dulcina, no centro do Rio de Janeiro, para apresentar ao público o seu mais recente trabalho. Pulsão é um monólogo musical autoral e inédito que mistura voz, violão, poesia, cena e movimento. O espetáculo conta com as participações especiais da cantora, pianista e bailarina Joyce Cândido; do músico e poeta Línox; da poeta e escritora Shala Andirá; do ator, artista plástico e circense Diogo Monteiro e da poeta, cantora e astrônoma Roberta Dittz. As diversificadas características do artista – ele é cantor, compositor, poeta, músico, jornalista, publicitário e videomaker –  fazem da obra uma experiência única: reflexiva, estética e sensorial. O espetáculo é dirigido por Luis Igreja, com produção musical de Rodrigo Campello e direção musical e preparação vocal de Joyce Cândido.
Mais informações

Mostra ‘País Denso: Velaturas’
De 22/8 a 25/9
Endereço: Funarte MG – Rua Januária, 68 – Belo Horizonte (MG)
A Funarte MG recebe a exposição ‘País Denso: Velaturas’, de Helena Teixeira Rios. O conjunto é composto por fotografias, trabalhadas por meio de várias técnicas e aplicadas com jato de tinta em papel algodão. As imagens foram coletadas durante a viagem da artista visual a Israel, em 2018. Ela percorreu Jerusalém, Tel Aviv, Acre, Haifa, Safed, Massada e Nazaré – “locais que remontam ao quarto milênio a.C”, observa a Helena. “Jerusalém foi destruída pelos efeitos de guerras pelo menos duas vezes, sitiada em 23 oportunidades, atacada em 52 momentos e capturada e recapturada 44 vezes”, acrescenta. Diante de tal perspectiva, a artista se viu diante de um problema que, segundo ela, aflige qualquer fotógrafo “que se aventura na difícil missão de traduzir em imagens a história de uma determinada localidade”.
Mais informações

 

Continue lendo essa matéria.

Fonte: www.cultura.gov.br