Brasil participa de conferência da Unesco sobre Diversidade Cultural

Publicado em 6 de junho de 2019

O Ministério da Cidadania representará o Brasil na 7ª Conferência das Partes da Convenção da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, que ocorre de 5 a 7 de junho, em Paris, na França. A reunião tem como objetivo avaliar o grau de implementação de ações propostas na Convenção. Também serão discutidas as contribuições dos países para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Para o secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, a Convenção da Unesco é um marco global na valorização da diversidade cultural. “A partir da Convenção, as atividades culturais ganharam outro patamar e passaram a ser vistas como geradoras de desenvolvimento humano e econômico, de cidadania”, destacou.

Estima-se que, atualmente, as indústrias criativas movimentem cerca de 4,3 trilhões de dólares por ano, o que representa 6,1% da economia global. Em todo o mundo, são quase 30 milhões de vagas geradas pelo setor, que emprega mais jovens do que qualquer outro. “A população mais jovem, entre 15 e 29 anos, tem nas atividades culturais, na indústria criativa, uma oportunidade de se expressar, de ingressar no mercado de trabalho e de seguir uma carreira que valoriza o que eles têm de mais expressivo, que é a criatividade”, afirma Henrique Pires.

 

Continue lendo essa matéria.

Fonte: www.cultura.gov.br