Ministério da Cidadania promove ações para apoiar produção literária brasileira

Publicado em 26 de julho de 2019

Entre as atividades estão editais de tradução e intercâmbio, prêmios literários e apoio à participação em feiras e festivais no exterior

 

Vinte e cinco de julho é o dia do profissional que coloca no papel conhecimentos, emoções, histórias e contos que, de uma forma ou de outra, estão na vida de todos. O Brasil reúne uma diversidade de autores e de gêneros que marcam a nossa identidade cultural. Não tem como falar do Dia do Escritor sem lembrar nomes como Monteiro Lobato, Euclides da Cunha, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Graciliano Ramos e Machado de Assis, entre tantos outros.

Autora de livros infantis, a professora Cynthia Arnt destaca que o escritor tem papel fundamental na vida das pessoas. “Ele tem a nobre missão de compartilhar sua visão de mundo, levando os leitores a concordarem ou não, pois o que importa é despertar a criatividade em suas mentes”, afirma. “Não há nada mais gratificante para um escritor do que encontrar seus textos sendo debatidos com inteligência e entusiasmo. Escrever é viver em um mundo só seu, e, ao mesmo tempo, dividi-lo com toda a humanidade”, argumenta.

Prêmio de Incentivo à Publicação Literária

Para estimular os escritores brasileiros, a Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania desenvolve diversas ações. Em 2018, foram lançados o Prêmio de Incentivo à Publicação Literária, 200 Anos de Independência – que terá sua 2ª Edição este ano – e o Prêmio de Incentivo à Publicação Literária, 100 Anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Foram contempladas 50 obras nos dois editais, no valor de R$ 40 mil para cada premiado, totalizando R$ 2 milhões. As ações têm o objetivo de promover, incentivar e difundir as produções literárias que abordem, de forma livre, temas importantes da história do Brasil.

A diretora do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria Especial da Cultura, Ana Cristina Araruna Melo, explica que é função do departamento promover a literatura brasileira e fomentar processos de criação, difusão, circulação e intercâmbio literário no Brasil. “O departamento tradicionalmente tem fomentado a criação de obras literárias inéditas por meio de editais de premiação. Além disso, proporcionamos a participação de escritores brasileiros nos circuitos de feiras literárias no Brasil e no exterior”, informa. “É importante e estratégico investir nessa ação para incentivar a publicação de livros, melhorar a qualidade literária e fomentar o hábito da leitura, pois o escritor é o sujeito que tem a capacidade de mudar a forma das pessoas verem as coisas e acrescenta-lhes novas e diferentes perspectivas”, complementa.

 

Continue lendo essa matéria.

Fonte: www.cultura.gov.br